Apicultura

Apicultura
Produtos da Abelha

quinta-feira, julho 08, 2010

Apicultura Básica

Iniciando-se na Apicultura

A apicultura é o cultivo de abelhas para repovoamento de espécies, para coleta de produtos derivados das abelhas (cera, mel, própolis, favos, pólen, geléia-real), para polinização de espécies da flora ou mesmo para pesquisas, reprodução e melhoria genética com na reprodução de abelhas rainhas.

A apicultura é um ramo vasto e seu principal produto comercializado mundialmente, o mel, possui muito território a ser explorado. Muitas pesquisas ainda estão em andamento, pois há produtos e terapias que podem vir a trazer respostas, curas, medicamentos e tratamentos para diversas doenças, infecções, dores, etc.

A abelha vive socialmente (em colônia) ou não (solitária). A minoria é social (acredite!), apesar de muitas pessoas conhecerem apenas abelhas que vivam em enxames, mas muitas vivem apenas para polinizar e reproduzir.

Interessado em saber mais? Então acompanhe este resumo elaborado pelo apicultor Sr. Jorge Yoshio Kinoshita Junior, representante dos produtos naturais e compostos apícolas Saúde Kinoshita - Produtos Naturais da Abelha

Apicultura para iniciantes:

1º Passo: Avalie o mercado e os propósitos e objetivos. Analisado o mercado e decidido o objetivo de entrar neste ramo, procure um apiário associado que possa lhe certificar em curso básico de apicultura, com aulas teóricas de biologia e cultivo, de prática e manuseio, de segurança e produção. Procure um local apropriado para o início de suas futuras atividades. Compre os equipamentos, uniformes e acessórios devidos.

2º Passo: Certificado por escola ou associação competente, chegou o momento de capturar seu primeiro enxame, como Você deve ter feito ou acompanhado durante o curso. Encontre um enxame migratório ou estabelecido em colméia própria e prepare uma caixa-ísca (madeira ou papelão, existem vários modelos) com 3 ou 4 quadros com cera alveolada e um atrativo, como misturas de própolis e mel, melado de açúcar, capim-limão, erva cidreira, etc. Se preferir compre um enxame de um apicultor, custa cerca de R$150,00 a 200,00.

3º Passo: Lembra-se daquele “local apropriado para o início de suas atividades”? Muito bem, chegou a hora de testar seus conhecimentos. Transporte a caixa-ísca devidamente lacrada com ventilação. Detalhe: Como Você deve ter aprendido no curso, evite trabalhar sozinho, esteja sempre acompanhado de pelo menos uma pessoa para trabalhar com apicultura, que é uma empresa familiar, ou seja, de pequeno porte e pode ser executada por pessoas da própria família em auxílio prático.

O local deve estar limpo, com mato baixo, pois predadores como as formigas utilizam gravetos e folhas como “rampa de acesso” à colméia para alimentar-se de crias, produtos ou para se alojar. Acople a caixa-ísca sobre o cavalete devido (pelo menos 0,50 metro do solo plano). A distância entre cada colméia racional (máximo de 20 colméias por apiário) deverá ser: entre os fundos, deixe 3 a 5 metros; lateralmente, deixe de 0,5 a 1,00 metro. De preferência, as caixas deverão ter seu alvado (entrada da colméia) em alturas diferentes entre si lateralmente. O local deve possuir florada pesquisada, claridade e proteção a chuvas, alagamentos e ventos fortes.

4º Passo: Alimentação artificial para o fortalecimento das colméias. Prepare o “xarope” ou “melado” de açúcar cristal e água e forneça à colméia a cada 3 dias por 60 dias (2 meses). Fortalecida, poderá ser dividida em duas colméias. Para tanto, providencie as caixas racionais de modelo escolhido por Você.

5º Passo: Multiplicação das colméias. Se possível, esteja acompanhado por um técnico ou apicultor experiente para atestar que Você tenha boa experiência inicial pós-curso. Lembre-se de deixar o alvado das colméias novas alinhadas na mesma altura para executar a divisão do enxame, borrife as abelhas para identificação e aceitação entre e da nova abelha rainha.

6º Passo: Se Você já possuir mel suficiente para coletar, leve os quadros carregados (sem nenhuma abelha) para a casa do mel e trabalhe sobre a mesa desoperculadora devidamente higienizada, utilizando o garfo desoperculador. Acople o quadro verticalmente na centrífuga para extração do mel em baldes de inox. Deixe descansar.

7º Passo: Decantação do mel por cerca de 8 dias em baldes de inox.

8º Passo: Filtrado e decantado, agora é hora de armazenar o produto (mel). Envase o mel em baldes plásticos para alimento novos de 18 litros.

9º Passo: Produção de Própolis. Caso haja flora rica em vegetação que produza resina na região, acople uma tela plástica abaixo da tampa da colméia, as abelhas preencherão os orifícios com própolis para vedação. Preenchida, retire a tela e congele. Congelada, retire a própolis e armazene para venda ou processamento.

10º Passo: Os pequenos apicultores deverão se organizar em grupos para o beneficiamento e a comercialização dos produtos. Divulgue os benefícios do consumo de mel e outros derivados, ofereça na merenda escolar, na cesta básica, nos refeitórios. Venda atacado (em baldes) ou varejo (embalagens avulsas menores).

11º Passo: Levantamento dos gastos e ganhos no cultivo e na comercialização.

Obs.: Pesquise valores para criação de associação ou filiação à tal, contador, fornecimento de embalagens, acessórios, higienização, uniformes, bancadas, etc; abertura de firma, registros, taxas, selos da secretaria de agricultura e da prefeitura de seu município, transporte, alimentação, mão de obra, etc.

Abelha coletando pólen

Abelha coletando pólen

Fábrica de Esportes - Praia Grande - SP

Fábrica de Esportes - Praia Grande - SP
Duelo Odair x Adriano x Cléber x Kinoshita

Doce Favo Meu...

Doce Favo Meu...
Quadro de Ninho com Favo

Carro de Rally em Taboão da Serra - SP

Carro de Rally em Taboão da Serra - SP
Joe, antes do Super Challenger , Junho 2010

Abelha Rainha

Abelha Rainha
Rainha ao centro