Bombom de mel
Ingredientes:
· Para o recheio de ganache:
- 250 g de chocolate amargo
- 250 g de chocolate ao leite
- 250 ml /1 copo (americano) de creme de leite fresco
- 65 g /1/4 xícara (chá) de mel
· Para a cobertura:
- 500 g de chocolate ao leite
Modo de Preparo:
* Para o recheio de ganache:
* Forre uma assadeira retangular, com aproximadamente 50 cm de comprimento, com papel-manteiga. Reserve. Numa tábua, pique os dois tipos de chocolate. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar no fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. Numa panela, coloque o creme de leite e o mel e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue o fogo. Adicione o creme de leite com mel ainda quente ao chocolate derretido e misture bem até obter um creme homogêneo. Na assadeira forrada, espalhe o creme de maneira uniforme, formando uma camada de cerca de 1 cm de espessura. Deixe secar por 24 horas em um local fresco. Se preferir, leve à geladeira e retire 1 hora antes de utilizá-lo novamente. Com uma faca grande e afiada, corte a ganache endurecida em quadradinhos de 2 cm. Reserve.
* Para a cobertura:
* Numa tábua, pique o chocolate ao leite. Transfira o chocolate picado para uma tigela refratária grande e leve ao microondas para derreter. Se preferir, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo sempre. Para fazer o banho-maria, leve uma panelinha com um pouco de água ao fogo médio. Quando ferver, desligue e encaixe a tigela refratária com chocolate. A água não deve encostar-se ao fundo da tigela, pois o calor do vapor é suficiente para derreter o chocolate. Assim que derreter, retire a tigela da panela, com cuidado para não se queimar. É muito importante não deixar o vapor entrar em contato com o chocolate, pois a água faz com que ele perca o brilho. Por isso, a tigela deve ser maior do que a panela com a água. Numa superfície limpa de trabalho, de preferência uma mesa ou tábua de mármore, despeje 2/3 do chocolate derretido. Com uma espátula de confeiteiro, mexa o chocolate no sentido das bordas para o centro, para que esfrie um pouco, mas sem deixar endurecer. Se estiver usando um termômetro, pare de mexer o chocolate quando ele atingir 28ºC. Ou seja, ele deve estar líquido, mas frio.
* 4. Com a mesma espátula, volte o chocolate manipulado à tigela com o 1/3 de chocolate derretido e misture bem. A temperatura final do chocolate deve aumentar para 30ºC. Na cozinha profissional, para que as temperaturas sejam precisas, o termômetro digital é sempre utilizado. Em casa, sem o termômetro, o truque é trabalhar com o chocolate frio, porém fluido. Forre uma superfície limpa de trabalho com uma folha de papel-manteiga. Para fazer a cobertura, banhe os quadradinhos de ganache de mel no chocolate derretido. Apóie um quadradinho num garfo pequeno, mergulhe no chocolate derretido, retire e deixe escorrer. Transfira o quadradinho para a folha de papel-manteiga e deixe secar por 15 minutos. Para fazer o risco decorativo, passe a lateral do dente do garfinho na diagonal do bombom. Repita o procedimento com todos os quadradinhos de ganache de mel. Caso o chocolate derretido comece a endurecer, leve ao microondas por 5 segundos, misture com a espátula e continue banhando.